18 May
18May

Joia, semijoia e bijuteria são produtos distintos, cujas principais diferenças estão na qualidade do material, design e valor.

As joias são compostas inteiramente por material nobre, como ouro ou prata, e utilizam pérolas ou pedras preciosas em sua elaboração. Por essa razão, o preço costuma ser bastante elevado. O design das peças é exclusivo e muitas vezes assinado por designers, o que agrega ainda mais valor ao produto. As joias são muito resistentes, podendo durar por décadas e até ser passadas por gerações. 

Já as bijuterias são peças simples, produzidas com material de qualidade inferior e raramente possuem ouro ou prata em sua superfície. O acabamento é feito com tinta dourada ou prateada que ajuda a envernizar. Algumas peças podem até conter metal nobre, mas é apenas uma camada extremamente fina de ouro, obtida por meio de um processo chamado “flash de ouro”, usado somente para dar cor. As bijus costumam ser importadas em lotes e por isso o design não é exclusivo. A durabilidade é pequena e o custo é baixo.


As semijoias, por sua vez, são o meio termo entre joias e bijuterias. A base das peças é feita em material não nobre, como estanho, latão, bronze ou zamak, mas elas recebem uma camada relativamente grossa de ouro, ródio ou prata, que as torna visualmente difíceis de distinguir das joias. As pedras utilizadas podem ser semipreciosas e as semijoias podem durar por muitos anos com a manutenção adequada. Apesar da qualidade elevada, a estrutura das peças utiliza matéria-prima mais barata, o que aproxima seu preço ao das bijuterias, fazendo delas produtos de excelente custo-benefício.

Embora esteja no meio termo, as semijoias se aproximam mais das joias do que das bijuterias. Com relação ao brilho, por exemplo, pode não ser fácil distinguir joias e semijoias, uma vez que o acabamento é parecido. As bijuterias, por outro lado, são mais opacas por conta da qualidade inferior. Além disso, as pedras e pérolas são cravejadas nas joias e semijoias, tornando muito raro que caiam, enquanto que as pedras sintéticas das bijus são coladas e podem facilmente cair ou estragar.


As semijoias da Gio Pascale, por exemplo, são super brilhantes e resistentes. As peças em ouro amarelo são folheadas e finalizadas em ouro puro 24k. Já as de ouro branco são folheadas com ródio, um material precioso da família da Platina, e as de ouro rosé são folheadas e finalizadas com ouro puro 24k e 25% de ligas vermelhas. Além disso, a Gio não utiliza níquel na composição de suas peças, uma vez que este é um metal altamente alérgico e cancerígeno. Em seu lugar, é utilizado o estanho, tornando os produtos hipoalergênicos e seguros. 

As pedras cravejadas nas semijoias Gio Pascale são de alta qualidade e os designs das peças são exclusivos, pensados para atender às demandas de clientes dos mais diversos estilos.  

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.