02 Jun
02Jun

O anel solitário é uma das peças mais clássicas no universo da joalheria. Muito famoso como símbolo de amor, ele é amplamente utilizado em pedidos de noivado, colocado no dedo anelar da mão esquerda como representação visual do compromisso do casal.

Trata-se de uma peça simples, chamada assim por conta de seu design, que dá destaque a uma única pedra. Em sua forma mais clássica, esta pedra em evidência é o diamante, ou sua alternativa mais em conta, a zircônia. Entretanto, podemos encontrar anéis solitários com pedras de diferentes cores.

O anel solitário é símbolo de amor e sinônimo de luxo e, por essa razão, se tornou o presente perfeito para noivados, casamentos, formaturas e festas de debutante. Por se tratar de uma peça simples, ele é perfeito para compor qualquer look, dando um toque de glamour e elegância às composições.

História

A primeira utilização do anel solitário de que se tem conhecimento data de 1423. Naquele ano, o chefe de justiça da Inglaterra, William Hankford, quis presentear a neta que estava sendo batizada e escolheu para isso um anel simples, liso, com um diamante em destaque.

O uso do anel solitário como símbolo de noivado, contudo, veio um pouco mais tarde. Em 1477, o Arquiduque da Áustria, Maximiliano I, deu à noiva Maria, a Duquesa de Borgonha, um anel de diamante, cuja pedra no topo formava a letra M, inicial do nome da amada. Este é, inclusive, o primeiro registro de que se tem conhecimento de um anel de noivado, independente do design. A moda pegou, inspirando outros casais da realeza e dando origem à tradição que mantemos ainda nos dias atuais. 

O modelo como conhecemos hoje foi criado em 1886, por Charles Lewis Tiffany, joalheiro fundador da famosa joalheria Tiffany & Co. O icônico Tiffany Setting consiste em um aro liso, com um único diamante, sustentado acima do aro por seis garras. O design revolucionou a indústria e se tornou referência para os anéis de noivado que conhecemos hoje.

O solitário nas semijoias

O anel solitário em sua forma mais tradicional utiliza diamante e é sinônimo de glamour, luxo e riqueza, muitas vezes um item passado por gerações. Contudo, o design da peça foi incorporado no mundo das semijoias, podendo ser encontrados por valores mais acessíveis.

A peça é super versátil, podendo ser usada em qualquer ocasião para adicionar mais elegância e sofisticação aos looks. Na Gio Pascale, por exemplo, temos anéis solitários em diversas cores e modelos, com excelente qualidade e ótimo custo-benefício! 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.