08 Jun
08Jun

A inadimplência é um dos maiores terrores de quem trabalha com revenda. O risco de acontecer é grande e a recorrência pode gerar consequências financeiras graves ao revendedor. Tão complicado quanto evitar levar calote é saber lidar com clientes caloteiros. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a contornar esse tipo de situação.

1. Dê preferência ao pagamento à vista 

Pagamento à vista é uma das formas mais garantidas de receber pela venda. Uma boa maneira para incentivar essa forma de pagamento é oferecer desconto aos clientes que pagam na hora. Caso eles não tenham dinheiro vivo na mão, o Pix é uma ótima ferramenta que permite receber por transferência bancária em segundos.

2. Invista numa maquininha de cartão

O pagamento feito por meio de cartões de crédito ou débito são garantia de recebimento, já que quem assume a dívida é a administradora do cartão. Além disso, a opção de pagar parcelado é uma ótima pedida para incentivar o cliente a gastar mais, sem contar que o cartão de crédito te dá a possibilidade de dividir o valor da venda com segurança.

3. Conheça seus clientes

O pagamento a prazo na confiança é um risco. Se o cliente insiste em comprar fiado ou pagar parcelado, mas não tem cartão de crédito, é preciso considerar a chance de levar calote. Por isso, o melhor a fazer é aprovar essa opção de pagamento somente para pessoas de confiança, como familiares, amigos e clientes antigos com bom histórico. 

4. Formalize a venda

Vai vender a prazo na confiança, mas está com medo? Formalizar a venda é uma boa saída. Para isso, é só pedir que o cliente assine um termo de responsabilidade ou uma nota promissória. O documento deve conter todos os dados da venda, desde a data até a forma de pagamento negociada. Depois disso, o informe sobre a previsão de juros ou multas em caso de não cumprimento da negociação. Se o cliente estiver mal-intencionado, isso pode desencorajá-lo a aplicar o golpe.

5. Lembre o cliente sobre a dívida

Uma forma de evitar atrasos é lembrar o cliente de que o prazo para pagamento está próximo. Você pode enviar uma mensagem próximo da data do vencimento para lembrá-lo da dívida. Para não parecer agressivo, avise no ato da compra que essa é uma prática comum, adotada com todos os clientes.

6. Não tenha medo de cobrar

O ato de cobrar alguém pode causar desconforto, mas se for preciso, tente se lembrar de que você está na razão. Mas lembre-se, tratar o cliente com respeito é fundamental em qualquer situação. Seja cordial mesmo no ato da cobrança e tente não constrangê-lo. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.