03 Jun
03Jun

As semijoias são um intermediário entre joias e bijuterias. Sofisticadas e de qualidade, mas com um preço acessível, as peças podem durar muito tempo. Mas para isso é necessário tomar algumas precauções.

Algumas substâncias podem levar à oxidação do banho das semijoias, por isso é preciso evitar certos produtos e tomar alguns cuidados. A seguir, vamos te dar seis dicas que vão ajudar suas semijoias a se manterem lindas e cheias de brilho por muito mais tempo.

1. Evite contato com produtos químicos

Na hora da faxina, procure retirar anéis, pulseiras, ou qualquer outra peça que possa acabar entrando em contato com os produtos de limpeza. Diferente das joias, feitas em ouro maciço, as semijoias recebem apenas uma camada do metal precioso durante o banho. Por essa razão, o contato com estes produtos, que costumam ser abrasivos, pode acabar deteriorando as peças.

2. Mantenha as peças limpas

Com o passar do tempo, devido ao uso constante, as semijoias podem acabar escurecendo e perdendo o brilho original. Muitas vezes, entretanto, isso pode ser resolvido com uma simples limpeza. Após o uso, busque sempre polir as peças com uma flanela macia e seca antes de guardá-las, isso vai fazer com que elas mantenham o brilho por mais tempo. 

Além disso, é importante lavar as semijoias com água e sabão neutro de tempos em tempos, para remover a gordura e outras impurezas. Lembre-se sempre de secar as peças muito bem após a lavagem, prestando sempre atenção para não deixar resquícios de água e sabão. 

3. Cuidado com cosméticos

Cosméticos, especialmente perfumes e hidratantes, possuem algumas substâncias em sua composição que podem acabar oxidando o banho das peças. Por isso, evite o contato direto das semijoias com esses produtos. Procure sempre aplicar os cosméticos primeiro e aguarde até que eles sequem antes de colocar os acessórios.

4. Evite contato com suor

O próprio suor pode ser um inimigo das semijoias. Nosso corpo produz uma substância chamada ácido úrico, que é expelida pela transpiração em quantidades diferentes dependendo de pessoa para pessoa. Em maiores quantidades, essa substância acelera o processo de oxidação do banho das peças. 

Por isso, procure não usar semijoias durante a prática de exercícios físicos, quando nosso corpo tende a produzir mais suor, e limpe sempre a peça muito bem após o uso.

5. Evite contato excessivo com água

Lembra quando dissemos para secar muito bem a peça após a limpeza? Pois é, a água é outro fator que pode contribuir para a oxidação do banho. A dica é retirar as peças na hora de tomar banho e lavar as mãos. E, claro, evite o uso dos acessórios em praias e piscinas, já que além da água, o sal do mar e o cloro também são vilões quando o assunto é semijoia!

6. Guarde as peças com cuidado

Outra forma de fazer com que as semijoias durem mais é sempre armazená-las da forma correta. O ideal é guardar as peças individualmente em saquinhos de veludo, evitando que arranhem umas nas outras.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.