08 Jun
08Jun

As semijoias da Gio Pascale são o que chamamos de níquel free, uma vez que não levam níquel em sua composição. Mas você sabe o que isso significa para o consumidor? Bom, dizer que um acessório não possui níquel equivale a dizer que ele é hipoalergênico. Sabe aquela bijuteria baratinha que acabou causando coceira? Existe uma grande chance de que o níquel foi usado em sua fabricação.

Mas por que isso acontece?

O que é o níquel e qual sua função?

O níquel é um metal de transição usado na fabricação de diversos produtos. Ele possui uma coloração prateada, não oxida nem corroí com facilidade e é relativamente barato, o que, na teoria, faria dele a matéria prima perfeita para a fabricação de semijoias. Nesse caso, ele seria usado na camada intermediária da peça, entre a base e o metal nobre.

O níquel se popularizou no universo dos acessórios justamente pelos benefícios que traz na hora da produção. Ele não apenas dá mais resistência às peças como torna mais fácil o processo do banho.

Seus pontos negativos, contudo, não estão no processo de fabricação, mas no resultado final.

Ainda que seja potencialmente tóxico e cancerígeno, em quantidades moderadas o níquel pode trazer benefícios. Por essa razão, pode ser encontrado até mesmo em alguns alimentos e na água que consumimos. O problema está no excesso e, para quem desenvolve intolerância, a consequência da utilização de semijoias com o metal vem na forma da dermatite de contato. 

Dermatite de contato

A dermatite de contato nada mais é que uma reação alérgica. Os sintomas podem variar de coceiras e vermelhidão até sangramento e infecções em casos mais graves. Infelizmente, como na maioria das alergias, a dermatite de contato não tem cura nem tratamento. Portanto, a única forma de evitá-la é não ter contato com a substância causadora, nesse caso, o níquel.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 20% da população sofre com alergia a níquel. Por isso, alguns países até limitam a quantidade do metal que pode ser colocada em produtos que ficam em contato direto com a pele, como as semijoias. Esse não é o caso do Brasil.

Por falta de uma legislação que atue nessa questão, a utilização do níquel é permitida em nosso país e, por conta das facilidades oferecidas pelo uso do metal na fabricação de acessórios, muitas empresas ainda o utilizam. Por isso, antes de comprar uma semijoia ou bijuteria, seja ela nacional ou importada, procure sempre saber se ela é níquel free.

Mas é importante se atentar a uma questão. Quando o níquel é retirado do processo de produção de uma peça, isso significa que a principal fonte de irritação da pele não está mais presente. Contudo, ainda que seja raro, algumas pessoas podem ter alergia a outros componentes da peça, como ouro ou prata. Portanto, é impossível afirmar que uma semijoia é totalmente antialérgica. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.