03 Jun
03Jun

As semijoias são acessórios feitos com uma base de metal não nobre, como o tombak, por exemplo. Apesar disso, elas possuem uma proximidade visual muito grande em relação às joias. Isso acontece graças ao banho, processo responsável por adicionar a camada de metal nobre às peças, dando a cor, beleza e durabilidade que fazem o olho brilhar.

O banho se dá por um processo industrial chamado galvanoplastia, responsável por recobrir superfícies metálicas não nobres com uma camada de metal nobre, por meio de eletrólise.

Nas linhas a seguir, falaremos um pouquinho sobre as etapas da galvanoplastia, que dão às peças da Gio Pascale o padrão de beleza e qualidade que é nossa marca registrada!

1. Engadernação


Neste processo, as semijoias são amarradas a fios de metal ou distribuídas nas gancheiras, para então passar pelos tanques de banho. A amarração ou distribuição é feita levando em conta o tamanho e desenho das peças, a fim de garantir máxima precisão durante o banho.

2. Desengraxante

O desengraxante é fundamental para garantir o sucesso das etapas seguintes. Por meio dele são removidas todas as impurezas e gordura presentes nas peças, melhorando a aderência dos metais preciosos e garantindo a boa fixação do banho.

3. Cobre alcalino

O cobre alcalino é a primeira camada de metal que as peças recebem. Ele é responsável por eliminar o máximo possível de imperfeições e nivelar a superfície das semijoias. 

4. Cobre ácido

Essa etapa é a responsável por dar o brilho e acabamento das peças. Com o cobre ácido, as semijoias ganham um aspecto de polimento manual, garantindo que as peças estarão perfeitas para começar a receber as camadas de metal nobre.


5. Pré ouro

Em seguida, as peças recebem a primeira camada de ouro. Neste caso, trata-se de uma camada de ouro puro de 24k. Ela é aplicada logo após o banho de cobre ácido, ajudando na aderência das camadas anteriores, uma vez que, por ser um metal nobre, ele não vai sofrer oxidação.

6. Folheação

Nesta etapa, as peças recebem uma camada de ouro 18k, uma liga formada 75% por ouro e 25% por outros metais. É neste processo que será definida a espessura da camada de metal nobre (as semijoias da Gio Pascale recebem uma camada de 10 milésimos de ouro). A folheação é a responsável por dar à peça cor, acabamento e resistência.


7. Cor final

Aqui, as semijoias recebem uma última camada de ouro. A etapa é responsável por padronizar a cor das peças, garantindo que fiquem todas iguais.

8. Secagem

Depois de passar por todos os tanques de banho, as semijoias são levadas para secagem nas centrífugas, que funcionam por meio de alta temperatura e rotação.

Por fim, as peças passam pelo controle de qualidade, para garantir que encontram-se dentro dos padrões da Gio. As semijoias que apresentarem defeitos, como manchas, por exemplo, são mandadas de volta para a engadernação, a fim de passar por todos os processos novamente. As peças aprovadas pelo controle de qualidade são embaladas para começarem a ser vendidas! 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.