07 Jun
07Jun

O olho grego é um talismã que, entre outras coisas, simboliza sorte, energia positiva e, principalmente, proteção contra a inveja e o mau-olhado. O objeto é comumente confeccionado em vidro, com formato circular nas cores azul (claro e escuro), branco e preto. 

Na última década, o símbolo acabou ganhando espaço no mundo da moda, podendo ser facilmente encontrado como pingente em correntes e pulseiras, além de estampas de roupas e tatuagens. Contudo, ele não é novo e muito menos algo momentâneo.

Também conhecido como olho turco e nazar, o símbolo vem se mantendo firme no imaginário humano há milhares de anos. Ele é amplamente utilizado pelas religiões islâmicas e é muito presente nos bazares de Istambul, na Turquia, e em países como a Grécia. 

Origem do olho grego

A primeira evidência do olho grego data de 3.300 a.C. e foi encontrada em uma escavação arqueológica em Tell Brak, uma das cidades mais antigas da Mesopotâmia, atual Síria. Sua aparência, contudo, é muito diferente da que estamos acostumados. O símbolo em vidro azul que conhecemos hoje apareceu pela primeira vez no Mediterrâneo, por volta de 1.500 a.C. 

A cor azul, inclusive, é o que acredita-se que afasta o mau-olhado. De acordo com o filósofo grego Plutarco, o olho humano seria capaz de liberar raios invisíveis de energia, em alguns casos potentes o bastante para matar crianças ou pequenos animais. Ele afirmava ainda que os habitantes do sul do Mar Negro possuíam uma habilidade mais forte, sendo capazes de lançar maldição. Esse poder, acreditava-se, estava ligado a pessoas de olhos azuis, uma vez que a característica era rara naquela região.

Essa crença de que sentimentos ruins vêm do olhar foi transmitida pelas gerações, em diferentes partes do mundo. Não é à toa que o propósito de proteção do olho turco se mantém firme ainda hoje. Na Turquia, por exemplo, ainda é muito comum presentear recém nascidos com o objeto. 

Como usar o olho grego

O olho grego é um símbolo de proteção, por isso pode ser usado onde se quer proteger. As cores do talismã já foram usadas, por exemplo, pela companhia aérea Fly Air.

Para trazer proteção ao seu lar, você pode pendurar o olho grego nas portas ou janelas, ou ainda pode usar o talismã como chaveiro nas chaves de casa ou do carro.

O símbolo pode ser encontrado ainda como pingente em colares, brincos e pulseiras, oferecendo proteção para quem o utiliza. Nesses casos, além de trazer sorte e afastar as energias negativas, ele ainda pode complementar seu look! Devido a coloração azul, ele fica ainda mais incrível quando combinado com composições monocromáticas brancas ou pretas. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.