08 Jun
08Jun

No universo das semijoias, acabamos tropeçando em alguns termos com certa frequência, como é o caso de ‘banhado’ e ‘folheado’. É comum, inclusive, vermos essas duas palavrinhas sendo usadas como sinônimos. Mas afinal, elas querem mesmo dizer a mesma coisa?

Tecnicamente, não. ‘Banhado’ e ‘folheado’ são termos utilizados para designar o processo de aplicação da camada de metal nobre sobre a superfície da semijoia. Contudo, o processo de banho e de folheação são bem diferentes e o nome é, nos dois casos, quase que auto explicativo.

Folheação (ou chapeamento) consiste na aplicação de uma fina folha de metal nobre, como ouro ou prata, sobre a superfície da peça. O produto é, então, submetido a uma forte compressão, o que garante a aderência da folha à semijoia.

Já no caso das peças banhadas, a camada de metal nobre é aplicada às peças por meio de um processo chamado de galvanoplastia. Aqui, as semijoias são mergulhadas em tanques que contém o metal dissolvido, ou seja, são literalmente banhadas naquela solução. Nesse processo, as peças passam por diversos tanques de banho, recebendo não apenas os metais nobres que darão o acabamento final, mas também outras camadas que servem para retirar imperfeições, aumentar a resistência e garantir o brilho.

Mas se os processos são diferentes, por que algumas pessoas usam ‘banhado’ e ‘folheado’ como sinônimos?

A explicação é, na verdade, bastante simples. A folheação foi, durante muito tempo, a única técnica empregada para a produção de semijoias. Contudo, ela acabou caindo em desuso com o passar dos anos. Por se tratar de uma técnica mais eficiente, o processo de galvanoplastia se tornou o mais utilizado, sendo hoje em dia a técnica empregada na produção de quase 100% das semijoias disponíveis no mercado.

Portanto, apesar de ser um processo quase obsoleto, a folheação foi utilizada durante tanto tempo que acabou virando sinônimo de semijoia no senso comum — igual quando usamos o nome de uma determinada marca como sinônimo do produto.

Sendo assim, ‘banhado’ e ‘folheado’ são processos diferentes, mas pode falar folheado a vontade que todo mundo vai te entender! Basta você se lembrar de que, tecnicamente, a peça que você está chamando de folheada é, na verdade, banhada.

Curiosidade

Na Gio Pascale, contamos com uma linha chamada Folheado, formada por peças douradas e sem pedras. Apesar do nome, as semijoias da linha, assim como todas as outras peças da marca, utilizam o processo de galvanoplastia em sua produção! 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.